Pesquisar este blog

Alguns deuses menores

Oi meus cupcakes, vou falar um pouco sobre alguns deuses menores citados nos livros, para os semideuses que querem saber mais.

Hestia


Héstia, filha de Zeus e Cibele, era a divindade que representava o fogo das lareiras, ou seja, as famílias das cidades e das colônias. Héstia é relacionada na mitologia romana como a deusa Vesta, sendo muito respeitada por todos os deuses e mortais.

A deusa era cortejada por deuses como Poseidon e Apolo, porém havia jurado manter sua virgindade perante Zeus, que lhe deu a honra de ser venerada em todos os lares e ser incluída em todos os sacrifícios.

Embora Héstia fosse bastante respeitada por todos, sua imagem não gerou muitas expressões artísticas, talvez pela sua serenidade. Sua imagem era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros.

Hipnos


é representado como um jovem com asas que toca uma flauta na frente dos homens para fazê-los dormir, e que tem um rastro de névoa.

Hipnos era considerado um deus com suas vestes e cabelos na cor dourada, assim como seu irmão gêmeo, Thanatos ou Tânatos, era considerado um deus de vestes e cabelos na cor prateada.

Tem três filhos, Morfeu, Icelos (também chamado de Forberto) e Fantaso, todos representam os sonhos e sua variedades.

Culto: Embora Hipnos visitasse o mundo real em algumas ocasiões, não teve nehum culto desde os tempos da Grécia Clássica. Nos territórios de Hipnos, é adorado por determinadas criaturas não humanas.

Hecate


Hécate é uma divindade, filha dos titãs Perses e Astéria. Hécate, em grego, significa "a distante" (embora alguns atribuam a origem do nome à palavra egípcia Hekat que significaria "Todo o poder", já que supostamente Hécate teria se originado em mitos do sudoeste asiático que fora assimilada para a religião greco - romana mais tarde) mas era conhecida como a mais próxima de nós, pois se acreditava que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam.
Hécate é conhecida como "deusa tríplice", pois domina nos céus, na Terra e no mar (e também no mundo dos mortos, pois era rainha do Érebo, na ausência de Perséfone). Com Perséfone e Deméter é uma das grandes deusas dos mistérios de Elêusis.

Tanatos


Na Grécia Antiga, em sua mitologia, entende-se que Tânatos (Thanatos), filho de Nix (noite) e Érebro (escuridão do mundo inferior) era irmão gêmeo de Hípnos.

Thanatos era a personificação da morte, que nascido em 21 de agosto, tinha essa data como o dia preferido para arrebatar as vidas enquanto Hípnos era a personificação do sono.

Os irmãos gêmeos habitavam os Campos Elíseos (Localizado no mundo inferior, reino de Hades).

Thanatos era representado por uma nuvem prateada que arrebatava a vida dos mortais. Também foi representado por homem de cabelos e olhos prateados. Seu papel na mitologia grega é acompanhado por Hades, o deus do mundo inferior.

Nemessis


Nêmesis é a filha da titã Nix não se sabe quem era o pai, pois as irmãs de Nêmesis foram criadas isoladas pela mãe, Nêmesis não foi criada por Nix, ela foi criada junto com Têmis, pelas moiras, Nêmesis virou a deusa da justiça divina, enquanto Têmis virou a deusa da justiça dos homens, por terem sido criadas juntas acabaram tendo um laço familiar muito forte, tanto que no templo de Nêmesis se pode ver a deusa ao lado de outra deusa que seria Têmis.

Nêmesis é muito bonita, tão bela que sua beleza é comparada com a de Afrodite, Nêmesis lembra um anjo, pois tem asas de passáro em suas costas.

Nêmesis costuma manter justiça entre os deuses e alguns mortais, como Narciso e Creso rei da Lídia, conta a história que o rei da Lídia estava cego de felicidade por ter tanta riqueza e poder, Nêmesis o faz criar uma expedição contra Ciro II o rei da Pérsia, isso trouxe ruína e desgraça para Creso.

Eros


EROS ( AMOR ) O deus do amor e relativo do Cupido romano. Na mitologia antiga, era representado como uma das forças primitivas da natureza, o filho do Caos, e a encarnação da harmonia e do poder criativo do universo. Logo, entretanto, passou a ser visto como um rapaz intenso e bonito, assistido por Pótos ( ânsia) ou Hímero ( desejo). Mais tarde a mitologia transformou-o no auxiliar constante de sua mãe, Afrodite, a deusa do amor. Na arte grega, Eros era retratado como um jovem alado, ligeiro e bonito, freqüentemente com olhos cobertos para simbolizar a cegueira do amor. Às vezes ele carregava uma flor, mas mais comumente um arco de prata e flechas, com o qual ele atirava dardos de desejo contra o peito de deuses e homens. Nas lendas e na arte romana, Eros degenerou numa criança maligna e freqüentemente era retratado como um bebê arqueiro.

Iris


Íris era a deusa do arco-íris e mensageira dos deuses olímpicos, filha do Deus marinho Taumas e da oceânida e néfela Electra, irmã das Harpias.Íris era casada com Zéfiro e mãe de Potos, a saudade.
Íris é representada como uma virgem com asas de ouro, que se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo (Hades). Ela é especialmente a mensageira de Hera, e é associada com Hermes.
Para os gregos, que na maioria viviam perto do mar, o arco-íris era mais frequentemente visto cobrindo a distância entre as nuvens e o mar e por isso imaginavam que a deusa reabastecia as nuvens de chuva com água do mar.

Mitos:

-Segundo Ptolomeu Heféstio (século II d.C.), Íris era irmã de Arce. Ambas tinham asas, mas, durante a luta dos deuses contra os titãs, Arce fugiu do campo dos deuses e juntou-se aos titãs como sua mensageira.

-Zeus enviou Íris para chamar Deméter de volta ao Olimpo quando ela se autoexilou após o rapto de Perséfone, mas a deusa recusou-se a atender ao chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário