Pesquisar este blog

Um pouco sobre os olimpianos

Oi cupcakes, vou falar um pouco sobre sobre os 12 olimpianos e tambem sobre Hades que e um dos 3 grandes.
Primeiro irei falar um pouco sobre os 3 grandes (Zeus, Poseidon e Hades):

Zeus (Jupiter)



Genealogia e filhos de Zeus

Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea. Casou-se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz) e sua gemia Artemis (deusa donzela da caça), Atenas (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Perséfone (deusa do mundo subterrâneo), Dionísio (deus do vinho),

Poderes e atributos

De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Era considerado também o deus do céu e do trovão. Era representado nas pinturas e esculturas num trono ou em pé, ao lado de um raio, carvalho, touro ou águia. Estas representações simbolizavam qualidades e poderes (rapidez, força, energia, comando) atribuídos ao deus.

Mitologia romana

Entre os deuses romanos, na mitologia romana, Zeus era conhecido como Júpiter, possuindo quase as mesmas características e atributos da mitologia grega.

Poseidon (Netuno)



Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos céus) e de Hades (deus do mundo inferior).

Filhos

De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.

Poseidon nos mitos

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.

Hades (Plutão)



Na mitologia grega, Hades era o deus responsável por governar o mundo inferior e as almas após a morte. Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus (deus dos céus) e de Poseidon (deus dos mares), e ele não era um dos 12 olimpianos.

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).

Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.

O cão Cérbero

Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.

Agora outros dos 12 olimpianos:

Hera (Juno)


Na mitologia grega, Hera representava a divindade do casamento, protetora das mulheres e dos nascimentos. Esposa de Zeus (deus dos céus), ela possuía uma personalidade forte, marcada pela agressividade, orgulho e pelo ciúme. Este comportamento fazia com que ela ficasse perseguindo as amantes de Zeus. Num dos mitos, Hera tenta matar o herói grego Heracles (Hércules), quando este ainda era apenas um bebê.

De acordo com os mitos, Hera mostrava apenas os olhos para os mortais e apresentava-se sempre com uma coroa de ouro na cabeça. Ela marcava os locais que protegia com penas de pavão (seu pássaro favorito).

Hera possuía sete templos na Grécia, que, de acordo com a mitologia, foram destruídos pelo herói Heracles que a aprisionou num jarro de barro.

De acordo com a mitologia, Hera tinha como principal rival a deusa Afrodite (do amor). Muito vaidosa, Hera tinha raiva de Afrodite, pois queria ser mais bonita do que a deusa do amor.

Ares (Marte)



Ares, na mitologia grega, era o deus da guerra. Filho de Zeus (deus dos ceus) e Hera (deusa do casamento, esposa de Zeus).

De acordo com a Ilíada (poema de Homero), Ares tinha uma quadriga (carroça puxada por 4 cavalos). Os garanhões, de acordo com o poema, eram imortais e soltavam fogo pelas narinas.

Os gregos costumavam fazer sacrifícios de animais, na noite anterior aos combates, para conseguir a ajuda do deus Ares.

De acordo com os mitos gregos, o deus Ares teve vários filhos e filhas. Entre eles, podemos citar: Cicno (ladrão de estradas que foi assassinado pelo herói Heracles); Anteros, Deimos e Phobos (filhos de Ares com Afrodite) e Hipólita (filha de Ares com a rainha amazona Otréra).

Artemis (Diana)



Na mitologia grega, Ártemis era a deusa da caça, da luz suave e da vida selvagem. Era filha de Zeus com Leto (deusa da noite clara).

Era considerada, na mitologia grega, como a mais pura de todas as deusas. Era representada nas pinturas e esculturas sempre vestida com uma túnica branca, trazendo ao seu lado um cão ou um animal (geralmente um veado) representando a caça. Aparece também com arco e flechas de prata (presentes de seu pai Zeus).

De acordo com a mitologia grega, Zeus deu de presente à filha Ártemis uma corte repleta de ninfas, tornando-a a rainha dos bosques. É comum também a imagem de Ártemis rodeada de ninfas em um lindo bosque.

Curiosidade:

- O templo de Ártemis, situado em Éfeso (cidade jônica localizada na Ásia Menor), é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Apolo


Na mitologia grega, Apolo era o deus das artes, da música, da profecia, da verdade, da poesia, da harmonia, da perfeição e da cura. Considerado um dos mais importantes, versáteis e venerados deuses da Grécia Antiga, pois era um dos deuses olímpicos. Era também muito importante na mitologia romana.

Era filho de Zeus (deus dos deuses) e Leto (deusa do anoitecer) e irmão gemio de Ártemis (deusa da caça). Era pai de Asclépio (deus da Medicina e da cura) e Aristeu (deus da agricultura e vegetação).

Possuía vários atributos e funções, tais como:

- Tornar as pessoas conscientes dos pecados cometidos;
- Agia na purificação dos pecados cometidos pelas pessoas;
- Responsável pelas leis religiosas;
- Tinha comando sobre as musas (entidades mitológicas que inspiravam as atividades artísticas);
- Responsável e patrono do Oráculo de Delfos;
- Iniciar os jovens no mundo dos adultos.

Um dos fatos interessantes deste deus é que ele podia agir de forma positiva ou negativa. Ele tinha poder para criar pragas e doenças, mas também podia trazer a cura e a proteção contra as forças maléficas.

Representação

Em grande parte das esculturas, Apolo era representado com um jovem bonito e saudável. Aparece muitas vezes nu ou com o corpo coberto com um manto fino. Em suas mãos estava uma lira ou um arco e flechas. Era também comum ser representado ao lado de um de seus animais símbolos (corvo, grifo e serpente).

Curiosidade:

- Apolo era o deus patrono dos marinheiros, arqueiros e pastores.

- O nome de Apolo não muda de romano para grego

Atena (Minerva)


Na mitologia grega, Atena, também conhecida como Palas-Atena, era a deusa da sabedoria, da guerra, das artes, da estratégia e da justiça. De acordo com a mitologia grega, Atena nasceu (já armada) da parte interior da cabeça de seu pai, Zeus (deus dos deuses). Ela era um dos doze deuses olímpicos e uma das principais deusas da Grécia Antiga. Atena aparece quase sempre representada, em pinturas e esculturas, com equipamentos de guerra (lança, escudo e capacete).

Os gregos faziam cultos para Atena em vários templos espalhados pelo território grego e também pelas colônias africanas e asiáticas. Foi também uma das divindades mais representadas pelos escultores e pintores da Grécia Antiga.

Qualidades e habilidades

Guerreira, Atena participou de vários combates descritos nos mitos gregos. A deusa atuou na Guerra de Troia ao lado dos gregos e também da batalha contra os Titãs. Após a Guerra de Troia, foi Atena quem guiou o herói Odisseu rumo ao lar na Grécia.

Outro feito importante de Atena, relatado nos mitos, foi a ajuda que deu ao herói Herácles na luta contra os gigantes que desafiaram os deuses do Olimpo. Foi ela quem forneceu as armas para que Herácles realizasse seus doze trabalhos, ajudando-o a matar a Hidra de Lerna e capturar Cérbero (cão monstruoso do deus Hades).

Atena era uma deusa completa e virtuosa. Era inteligente, boa estrategista militar, habilidosa e com grande senso de justiça.

Curiosidades:

- Atena era a deusa padroeira (protetora) da cidade de Atenas. Era também considerada a responsável pela proteção de vários heróis gregos como, por exemplo, Herácles.

- O templo mais importante erguido para o culto de Atena ficava na cidade de Atenas. O Partenon, hoje ainda existe as ruínas, é considerado um dos principais símbolos da arquitetura da Grécia Antiga.

- Atena era também a divindade protetora de um dos principais produtos agrícolas da Grécia Antiga: o azeite de oliva.

Hefesto (Vulcano)


Na Mitología Grega , Hefesto era o deus do trabalho, do fogo, dos artesãos, dos escultores e da metalurgia. Era muito importante na religião grega, principalmente nas cidades onde a prática da manufatura era intensa como, por exemplo, a cidade de Atenas. Era filho de Hera (deusa do nascimento e do casamento) com Zeus (de acordo com Homero, na Ilíada, Zeus era o pai de Hefesto).

Com relação a aparencia, Hefesto era feio, coxo e manco. Ele andava carregando vasos pintados e um bastão. Em algumas imagens, ele aparece com os pés na posição contrária. Aparece também quase sempre trabalhando em uma bigorna, suado e com a barba por fazer.

Dizem os mitos gregos, que sua aparência era tão horrível que sua mãe o atirou do Monte Olímpo quando viu seu rosto. Foi neste momento que ficou com o problema físico na perna.

De acordo com os mitos gregos, Hefesto era casado com Afrodite, porém não teve filhos.

Hefesto tinha uma grande capacidade de criação. De acordo com a mitologia, foi ele quem fez o escudo de Zeus, usado na batalha contra os titãs. Ele também construiu pra si um lindo e grandioso palácio de bronze. Entre suas criações está Pandora, a primeira mulher mortal.

Afrodite (Venus)


Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, da beleza corporal e do sexo. Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga. Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.

Principais filhos de Afrodite:

-Com Ares (deus da guerra) teve os filhos Eros (deus da paixão e do amor) e Anteros (deus da ordem).
-Com Apolo (deus da luz, da cura e das doenças) teve o filho Himeneu (deus do casamento).
-Com Dionísio (deus do prazer, das festas e do vinho) teve o filho Príapo (deus da fertilidade).

Curiosidades:

-A deusa inspirou vários artistas (pintores e escultores), principalmente, na época do Renascimento Cultural. Uma das obras mais conhecidas é “O nascimento de Vênus” do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli.

Hermes (Mercurio)


Na mitologia grega, Hermes era o deus mensageiro, dos pesos e medidas, dos ladroes, dos oradores, do atletismo, do comércio, das estradas e viagens e das invenções. Era considerado, na Grécia Antiga, o patrono dos diplomatas, dos comerciantes, da ginástica e dos astrônomos.

Hermes era filho de Zeus e de Maia (uma das plêiades). A crença em Hermes espalhou-se por várias regiões da Grécia Antiga.

Após a Grécia ser conquistada pelo Império Romano, a figura e o mito de Hermes sofreu um sincretismo com o deus romano Mercúrio (deus do lucro, do comércio e também o mensageiro dos deuses).

Surgimento do mito e realizações

De acordo com relatos literários, o mito de Hermes surgiu no período arcaico da história da Grécia (entre 700 a.C e 500 a.C) na região da Península do Peloponeso. De acordo com os mitos mais antigos, Hermes, em seu primeiro dia de vida, realizou vários feitos: criou a lira (instrumento musical), os sacrifícios em homenagem aos deuses, etc.

Culto

Hermes foi muito popular na Antiguidade Clássica. Vários templos foram construídos em sua homenagem em várias regiões da Grécia. Como era patrono da ginástica e da luta, havia estátuas de Hermes espalhadas por vários ginásios da Grécia Antiga.

Amores e descendentes de Hermes

Teve muitos amores e filhos. De acordo com a mitologia, foram filhos de Hermes:Pã (com a ninfa Dríope), Evandro (com Karmentis) e Dáfnis (com uma ninfa não identificada).

Demeter (Ceres)


Na mitologia grega, Deméter era a deusa da agricultura e da colheita. Era ela quem nutria a terra com a vegetação verde. Era considerada também como a deusa protetora do casamento e da lei sagrada. Era venerada como a responsável pelas estações do ano. Deméter e sua filha Perséfone eram as principais personagens dos mistérios eleusinos (rituais de iniciação realizados na cidade grega de Eleusis).

Genealogia

De acordo com a genealogia dos deuses gregos, Deméter era filha de Cronos (titã, deus da agricultura) e Réia (titanide). Desta forma, Deméter era irmã de Zeus (deus dos deuses).

As sacerdotisas (responsáveis pelo culto à deusa) de Deméter eram chamadas de melissas.

Representação

Deméter era representada (em pinturas e escultras), muitas vezes, subindo em um carro com uma grande quantidade de produtos agrícolas como, por exemplo, grãos, flores e frutos.

Dionisio (Baco)


Na mitologia grega, Dionísio era o deus do vinho, pois possuía os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Possuía também os segredos da produção do vinho. Era também associado às festas e atividades relacionadas ao prazer material. Era filho de Zeus (deus dos deuses) com a princesa Sêmele.

Dionísio era um dos 12 deuses olímpianos, portanto era um dos mais importantes da mitologia e religião grega.

Suas origens são incertas. Em algumas fontes aparece como trácio e outras como grego. Mas em muitas destas fontes aparece como sendo estrangeiro.

Possuía vários atributos e funções, tais como:

- Amansar e domesticar animais selvagens e ferozes;
- Realizar o plantio e colheita da uva, assim como a produção do vinho.

Representação

É representado nas pinturas e esculturas como um jovem belo, de cabelos longos, quase sempre alegre, efeito da embriaguez por vinho. Em muitas representações, aparece segurando um cacho de uva ou uma taça de vinho. Quando não aparece nu, está coberto por um manto feito de pele de leopardo ou leão.

Cultos

O culto a Dionísio ocorreu em várias regiões da Grécia Antiga, chegando até Creta. Eram grandes festas ou encenações teatrais. A alegria, os prazeres da vida e os efeitos do vinho eram temas recorrentes nas festividades dionisíacas. Era comum também a oferenda de animais como coelhos e pássaros.

Curiosidades:

- De acordo com a mitologia grega, foi casado com Ariadne (filha do rei Minos de Creta).

- Dionísio era o deus patrono do teatro e da agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário