Às vezes é difícil controlar a exaltação/empolgação ou a mão coça para xingar ou para copiar um conteúdo… O que isso causa? Intringas, dores de cabeça, insatisfação, inimigos? Não se ganha nada com isso além de desunião por parte dos fãs… e se todos nós gostamos de um mesmo assunto, porque sermos desunidos?
Pensando nisso, o PJ-BR decidiu listar alguns probleminhas e o que vocês podem fazer para evitar que esses problemas virem algo muito mais sério do que fofocas pelas costas e rancor. Chamamos isso de REGRAS DE CONVIVÊNCIA PARA OS FÃS! Não estão em nenhuma ordem específica, o importante é que vocês leiam TODAS!
1) O que mais nos deixa triste no site são as ofensas/falta de respeito que vemos. As pessoas simplesmente acham que é legal falar mal dos outros, caçoar porque uma pessoa escreveu algo errado (por mais que acreditemos que aprender o português correto seja importante, nada nos dá o direito de criticar a maneira como alguém escreve). Parece que tudo é motivo de xingamentos, ofensas, brigas… Isso é realmente necessário? É necessário ofender os atores e a equipe de produção do filme só porque você não gostou do mesmo? E para que um fã de outra série se dá ao trabalho de aparecer no site para xingar? Claro que todos temos opiniões diferentes e podemos fazer nossas críticas sobre todos os assuntos postados no site, mas a internet não é um campo de guerra no qual vence aquele que ofender mais o outro! As pessoas devem aprender a respeitar a opinião alheia, devem entender que somos todos diferentes, temos gostos diferentes… Ofender não resolve diferenças, não é a solução de qualquer problema, não vai mudar suas frustrações e na maioria das vezes só piora tudo. Só com respeito que você é respeitado!
2) Um dos maiores problemas dos comentários do PJ-BR são os palavrões! Essas palavras xulas não são bem vistas por um motivo bem óbvio: mesmo quando você usa para fazer um elogio, parece ofensivo (e já falamos sobre ofensas aí em cima)! Apagamos TODO e qualquer comentário que tenha palavrão por esse simples motivo. Às vezes você pode estar tão acostumado a falar palavrão que nem percebe quando o escreve. Vamos tentar achar substitutos (utilize adjetivos em letra maiúscula como MUITO bom no lugar de bom p/ c******, revise seu texto para ver se sem querer não soltou um m**** ou “PQP” ou f***, )? Vamos tentar mostrar mais educação e uma boca menos suja?
3) Outro grande problema são as cópias. Ainda não entendemos porque as pessoas têm tanto MEDO de falar que não descobriram ou inventaram uma coisa sozinha e acabam cometendo plágio. Claro que é mais fácil dar ctrl+c e ctrl+v em algum texto do que fazer uma tradução própria, mas dêem os devidos créditos. Não é crime falar que você não fez algo sozinho – é crime pegar algo que outro fez e assumir a autoria por isso quando a cópia é clara. E nem adianta tentar mudar uma palavra ou outra porque é possível ver que foi copiado porque cada pessoa escreve/traduz de uma maneira. Dar os devidos créditos é simples, não dói e você ainda não queima seu filme quando tenta inventar um monte de desculpas para falar que o texto não é seu (sem contar que dá menos trabalho e menos dor de cabeça). Além disso, existem aqueles que fazem cópias indiretas: copiam seu layout, a estrutura do seu site, seu jeito de escrever… Se seus únicos méritos são copiar o outro, você é dispensável, pois nunca fará nada diferente/inovador. Então vamos parar de ser desse jeito e vamos fazer as coisas do jeito certo?
4) Uma coisa que eu ainda não entendi é como tem gente que acha graça em fofoca/difamação. Porque alguém se dá ao trabalho de ir nos comentários de um site, mandar um e-mail ou colocar no twitter algo ruim sobre outro site ou pessoa? É falta do que fazer, falta de senso… Tem muita gente que tem como único objetivo de vida destruir a alegria alheia e tenta colocar um site contra outro ou uma pessoa contra outra. Já apagamos muitos comentários, evitamos dizer outros exatamente porque não queremos que esse tipo de pessoa tenha sucesso. O objetivo é tentar convencer um lado que o outro é ruim para separar as partes. Não queremos isso! E queremos que os fãs também entendam que é importante ignorar essas pessoas, tentar ajudar os outros, para que não haja intrigas e brigas a toa.
5) Nada mais chato que ver alguns sites/fãs/twitters etc de fechando entre si, porque acham que assim serão mais fortes. As famosas panelinhas não deviam existir, porque a única base de sustentação delas é interesse. Se você acha que só consegue ser mais forte junto a outros, é porque não confia em si mesmo e isso já mostra sua fraqueza. Ninguém quer se envolver com pessoas/sites fechados, que só confia em seu grupinho (claro que você pode ter ao seu lado aquelas pessoas que confia mais, que são mais amigas). Grupinhos fechados acabam sendo deixado de lados, pois se passam por esnobes, metidos e até falsos. Para que panelinhas, se todos podem se unir, abrindo mão de uma coisa ou outra para se ajudarem, atingindo um resultado muito melhor?
6) Outra coisa que deve ser revista: comentários anônimos e pessoas tentando se passar por outras – todo mês tem pelo menos uma pessoa se passando pela Intrínseca no site. Isso é MUITO errado. Se você não tem coragem de se apresentar como si mesmo, como quer que os outros te respeitem? Normalmente, pessoas assim são simplesmente ignoradas. Se você quer fazer alguma diferença, dê a cara a tapa, seja honesto, procure sempre expor sua opinião de forma correta. Ninguém respeita/acredita em quem quer se aproveitar do sucesso dos outros para aparecer (seja através de comentário anônimo, seja através do uso do nome de outras pessoas). Com certeza você consegue mostrar quem você é utilizando sua criatividade e bom senso, sem se esconder.
7) Outra coisa que desgasta nossos esforços são as cobranças: fazemos o site para os fãs, sem receber muita coisa em troca. Fazemos isso de graça porque gostamos/queremos, mas algumas pessoas acham que podem mandar no site e na equipe e isso é muito chato. Entendam que o site é um HOBBY, algo que fazemos em nosso tempo livre para ajudar os fãs. Lembram-se que mesmo assim, temos vida pessoal/profissional. Nem sempre estaremos online na mesma hora que vocês, então se sua pergunta não foi respondida no mesmo segundo que a mandou, tenha paciência. Às vezes sai uma notícia ou temos que divulgar um resultado de alguma promoção e estamos presos com trabalho, estudos, doenças ou outras coisas. Isso acontece! Não adianta mandar mil e-mails, comentários ou tweets insistindo nisso, porque nem sempre poderemos atendê-los quando vocês exigem. Infelizmente também não somos enciclopédias. Sabemos tanto quanto ou menos quanto alguns de vocês. Para responder suas perguntas, não temos problemas de consultar os livros, o Google e outros sites, porque queremos ajudar, mas nem sempre encontramos as respostas as perguntas e não adianta nos xingar… deixe a preguiça de lado e procure você também, quanto mais gente procurar, mais fácil se encontra uma resposta. Muitas respostas também estão em postagens mais antigas ou nas páginas do site – dêem uma olhada nisso antes, porque assim você não espera/exige respostas que já foram dadas. 8 ) O site tem a equipe que posta notícias e tals, mas ele tem um pedacinho de cada fã das séries que nos acompanham. Não queremos bloquear comentários, nosso e-mail está sempre aberto e nossas redes sociais também. Se você tem uma dúvida, quer dar uma opinião, não hesite em entrar em contato! É através da opinião de vocês que temos maiores condições de crescer e evoluir, que temos como nos ajustar. Algumas notícias que postamos também são dicas de leitores e adoramos mencionar esses leitores nos posts devidos. Tem mesmo que ser enxerido, partipar… e conseguimos medir essa participação através dos comentários, e-mails, tweets (e ficamos muito feliz quando há interesse em responder nossas perguntas, de palpitar, criar teorias) – não adianta só aparecer durante as promoções! 9) Como mencionei acima, o trabalho da equipe do site é voluntário (não ganhamos praticamente NADA por isso além de experiência e um mimo bem raramente). Por isso, às vezes pedimos votos em alguma campanha ou pedimos apoio de alguma outra maneira. É o que temos para saber que os fãs continuam ao nosso lado. Cada elogio, cada demonstração de carinho é como se fosse nosso salário. Então se você puder tirar 5 segundos do seu dia para ajudar nosso site ou qualquer outro site que acompanha, o faça! Precisamos SEMPRE do apoio de vocês para sabermos que podemos seguir em frente!
10) Quem acha que ter um bom site é só sobre ser melhor/maior que o outro, ter mais seguidores, superar adversários, conseguir sucesso, tem MUITO o que aprender! Se estamos fazendo um fã-site, é porque não podemos ser egoístas e pensarmos em nós mesmos. É preciso pensar nos fãs, no carinho deles com as séries e como todos nós gostamos de pelo menos uma coisa em comum… ser fã é querer se unir com outros, conhecer novos futuros amigos, ajudar uns aos outros a achar uma informação importante. Estamos aqui para adicionar e não para ser egoísta, porque isso só gera competitividade, inimizade e outras coisas piores! Ninguém é melhor que ninguém ou deve tratar o outro como inferior, ninguém deve ser ignorado (por isso sempre respondemos todas as perguntas, tanto no site quanto em redes sociais)… A única competição que deve haver é dentro do site: vamos ser hoje algo melhor que fomos ontem (só nesse tipo de competição que todos ganham)! Vamos estender mais a mão, ser mais unidos, porque quanto mais distante estivermos e mais barreiras estiverem entre nós, mais fácil seremos derrubados – e não queremos ser derrubados, certo?
Sim, essas regras são importantes! Indiquem essas regras para os amigos! Vamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para que as pessoas que não gostam de ver a felicidade alheia (também conhecidos como haters) não tenham vez no mundo de Percy Jackson e os Olimpianos e das outras séries do Rick Riordan.
E se você é daquelas que leu isso, mas acha isso tudo besta e desnecessário, recomendo que reveja seus conceitos porque ser uma pessoa ruim/mau-caráter é se auto condenar a ser uma pessoa babaca pelo resto da vida… e ninguém gosta de verdade dos babacas, só as aturam quando/se necessário =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário